Medo de fazer perguntas na aula?

Medo de fazer perguntas na aula?

O ambiente escolar é o lugar ideal para tirar dúvidas e aprender, certo? 🤔

Questionar e refletir são as chaves para o crescimento pessoal, algo que todos os educadores desejam para seus alunos.
Mas, para alguns estudantes, existe o  medo e a vergonha de fazer perguntas, o que pode atrapalhar o aprendizado.

Estudar é aprender a aprender, e uma das habilidades mais importantes de um estudante autônomo é identificar e esclarecer dúvidas. Leia mais em https://bit.ly/3NCqKmw

Embora o ambiente escolar tente fornecer experiências semelhantes para cada estudante, nem sempre é fácil ser um aluno participativo. A questão é que muitos estudantes se apavoram com a possibilidade de perguntar algo ou responder uma pergunta feita pelo professor, seja por timidez ou medo dos colegas rirem por conta de alguma experiência negativa passada.

Mas com algumas práticas simples é possível diminuir e até perder o medo de fazer perguntas, como:
 🎯 Identificar as dúvidas – Antes de ter o que perguntar, é importante estar em dia com as tarefas e os conteúdos dados na sala de aula. Só assim o estudante conseguirá avaliar seu grau de compreensão da matéria..
🎯 Reforçar que toda dúvida é válida – Com o aprendizado de algo novo, há uma certa tendência em menosprezar os questionamentos. No entanto, lembrar o aluno que não existem dúvidas bobas pode ajudá-lo a desenvolver confiança para perguntar.
🎯 Perguntar é demonstrar interesse – Entender esse conceito é muito valioso, já que as perguntas são uma forma do aluno contribuir para o debate do que foi exposto, enriquecendo a aula.

Mesmo assim, a ansiedade pode tornar intimidador o ambiente da sala de aula, atrapalhando a escolha do melhor momento para fazer a pergunta. Esse sentimento pode vir acompanhado de cobranças exageradas sobre si mesmo, o que contribui significativamente para o aumento de dúvidas que o aluno leva para casa, aumentando também as chances de não absorver o conteúdo da forma correta. No post https://bit.ly/3Nzss7X falamos mais sobre esse tema.

Ao acreditar em suas qualidades e entender melhor suas dificuldades, o aluno compreende o que precisa ser melhorado, aumentando a consciência de seu próprio potencial e desenvolvendo o instinto e a curiosidade da busca pelo conhecimento sem fronteiras .

Gostou do conteúdo? Compartilhe com quem possa se interessar. 🤩

Deixe uma resposta