O que seu filho vai ser quando crescer?

O que seu filho vai ser quando crescer?

Você já imaginou qual profissão seu filho irá exercer?

Ainda que possa ser muito cedo, o futuro profissional dos filhos é uma questão muito comum entre os pais. Esse é o seu caso?

Então, muita calma nessa hora!

As incertezas podem fazer parte desde a escolha da faculdade e, talvez, até depois. Enquanto esse caminho vai sendo desbravado, que tal focarmos em outro ponto: como ajudá-lo hoje independente de sua opção no futuro?

Bem, uma coisa é certa: os estudos de hoje vão influenciar o caminho a ser seguido lá na frente. Isso você já deve saber, afinal, não há contraindicações para o conhecimento, porém há muitos pontos de atenção.

Ainda nesse sentido, temos as “soft skills” ou “competências do século XXI”, que se tornaram a base para o preparo de crianças e adolescentes para o mundo moderno. São habilidades fundamentais esperadas no meio profissional e que também agregam no desenvolvimento emocional. Fazem parte delas: empatia, aprendizado contínuo, colaboração em equipe, comunicação assertiva, adaptabilidade, entre outras.

De início, para que ele esteja bem preparado para a profissão que escolher, é necessário apoio dos pais, motivação e instruções desde cedo para que seja possível adquirir habilidades, competências e conhecimentos que farão toda a diferença no mercado de trabalho.

Na sequência, daremos algumas dicas de como você pode ajudar seu filho. Confira!

Positividade sempre

Aborde os estudos com positividade e compreensão, e não como castigo. Aprender algo novo, por mais barreiras que possam existir, é algo incrível e que exige muito estímulo e paciência. 

Relacione o conteúdo

Converse sobre o que foi aprendido e faça relações com experiências do dia a dia e assuntos de seu interesse. Quanto mais associado o aprendizado for, melhor sua fixação.

Autonomia desde cedo

A autonomia é uma capacidade fundamental para desenvolver o pensamento crítico e levar as atividades a sério. Incentive a independência em determinadas áreas desde cedo para que seja possível assumir responsabilidades de acordo com seu desenvolvimento.

Autoconfiança

Algumas pessoas podem não acreditar que são capazes de resolver os próprios problemas. Nesse caso, ao invés de dar a resposta ao seu filho, ajude-o a buscar uma saída. Dê dicas, sugestões e oriente, mas deixe que o caminho seja trilhado por ele.

Incentive diferentes formas de aprendizado

Cada estudante tem um perfil de aprendizagem único. Por isso, é importante abordar diferentes formas de aprendizado para o seu filho, até descobrir qual delas é mais eficiente.

Lembre-se que, independentemente da área escolhida, seu filho terá sucesso profissional se gostar do que faz e praticar com amor, ética e respeito. Portanto, foque em apoiá-lo e em dar as condições para que ele possa fazer boas escolhas no futuro.

Você conhece a Pró-estudo?

Há muitas outras dicas, as quais praticamos com nossos estudantes. Caso não conheça a Pró-Estudo, somos uma equipe formada por psicólogos que atua on-line e presencialmente em tutorias de estudos para crianças, adolescentes e jovens adultos de todo o Brasil. Nossa missão é apresentar caminhos para ensinar estudantes a serem autônomos, protagonistas e capazes de se desenvolver academicamente.

Fale com a gente e conheça nossa metodologia!

Deixe uma resposta