O retorno às aulas pode ser legal!

O retorno às aulas pode ser legal!

Necessárias para o estudante descansar, aproveitar a família e se divertir com os amigos, as férias também mudam a rotina, exigindo que o período de retomada dos estudos seja pensado.

Diferente do começo do ano letivo em que os alunos estão mais descansados, em agosto eles não descansaram tanto quanto e, muitas vezes, ficam preocupados em retomar alguns pontos que precisam.

Mas nada de desespero! Com algumas dicas simples e eficientes é possível recuperar o ânimo para estudar depois das férias escolares. 👇

🎯 A ajuda dos pais é fundamental
– uma semana antes, é importante começar a ajudar na organização dos materiais, fazendo um checklist de tudo que precisa (confira mais acessando o artigo https://bit.ly/3RCxkMJ). Esse momento deve ser encarado como algo positivo, uma possibilidade de começar o novo semestre com o pé direito, motivando o seu filho a se dedicar mais. Quanto mais agradável for esse planejamento, mais motivado ele ficará com o retorno para a escola.

🎯 Tenha paciência com o processo, mas foque no objetivo – nosso cérebro tem dificuldade em fazer mudanças drásticas, de uma hora para outra. Por isso, mesmo que seja por pouco tempo por dia, incentive o compromisso de estudar, além de ir adequando aos poucos o horário de dormir e acordar.

🎯 Comece pelo que mais gosta – criar o hábito de estudar já é bastante desafiador. Então, nesse período, não faz sentido colocar mais pedras no caminho ao começar por um tema que não tem tanta afinidade. Até que o ritmo seja retomado, que tal tornar as coisas mais fáceis?

🎯 Não force os limites – nessa etapa, incluir o aluno no processo é importante, mas sempre acolhendo esse momento. A leitura, por exemplo, ajuda o estudante a entender pontos e abre espaço para diálogos importantes.

🎯 É normal ficar desanimado ou desmotivado após um período de descanso, mas lembre-se que isso é um investimento para o futuro do seu filho.

Bônus:
Voltando à rotina, existem métodos de estudo com estratégias variadas. Saiba mais acessando: https://bit.ly/3ob04yv

Curtiu o conteúdo? Então compartilhe com quem possa se interessar. 🤩

Deixe uma resposta