5 dicas para aumentar a autonomia nos estudos

5 dicas para aumentar a autonomia nos estudos

Sabemos que estudar nem sempre é a tarefa favorita das crianças e, muitas vezes, torna-se uma obrigação desinteressante, que exige atenção contínua dos pais para que seja realizada.

Estimular desde cedo a curiosidade, disciplina e organização é uma forma de preparar seu filho para ganhar cada vez mais independência no processo de aprendizagem, formando hábitos que poderão acompanhá-lo por toda a vida.

Confira 5 dicas práticas para contribuir para a autonomia nos estudos:

  1. Estimule as atividades apropriadas para a idade dele, deixando com que ele faça sozinho as tarefas para as quais já tem capacidade.
  2. Para motivar, olhe para e elogie o que seu filho consegue fazer. Ao mesmo tempo, evite dar broncas e focar no que ele não está fazendo.
  3. Para ajudar o desenvolvimento da persistência e da tolerância à frustração, valorize o esforço do seu filho e não foque apenas no resultado final.
  4. Ajude-o a estabelecer metas factíveis e a traçar o passo a passo para chegar em seu objetivo final.
  5. Encoraje a comunicação com você, colegas e professores.

Além disso, lembre-se de manter uma rotina de estudos, com horários definidos, metas atingíveis e pequenas recompensas pelo esforço, tornando este momento o mais prazeroso possível.

Tem mais alguma dica para contribuir com o estudo de seus filhos? Compartilhe com a gente!

Deixe uma resposta