Como ajudar seu filho a estudar na quarentena?

Como ajudar seu filho a estudar na quarentena?

Estudar na quarentena: como ajudar o seu filho?

Há mais de um ano, o Brasil e o mundo foram surpreendidos com o surgimento do novo coronavírus e seus efeitos negativos em diversas áreas, como a saúde, a economia e o turismo.

Infelizmente, na educação não foi diferente. As escolas têm lidado com diversos tipos de restrições e paralisações. Em contrapartida, encontraram, no ensino híbrido e a distância, formas de prosseguir com as aprendizagens.

Presencial ou não, uma coisa é certa: a educação não pode parar!

O importante nesse momento é se adaptar, com foco e atenção especial para que o seu filho possa continuar evoluindo.

Por que não parar de estudar mesmo na pandemia?

Pode até parecer que o momento não seja convidativo, que o ano letivo já foi perdido, mas é exatamente o contrário. A adaptação é necessária para que o estudante continue evoluindo e aproveitando para dar os passos condizentes com a sua idade.

Educação on-line

Com as medidas de isolamento, a internet continua funcionando a todo vapor, possibilitando a continuidade da educação a uma geração que já nasceu conectada. O importante aqui é manter o foco e, assim como presencialmente, enfrentar os desafios e cultivar a curiosidade e o aprendizado.

Como posso ajudar meu filho na prática?

Em seu papel de pai ou mãe, é necessário um esforço para que vocês caminhem juntos nesse momento tão atípico. Estar em casa na maior parte do tempo pode facilmente comprometer as prioridades do seu filho. Por isso é importante sua intervenção:

  • Estipule uma rotina para os estudos e outras tarefas
  • Acompanhe de perto e identifique suas principais dificuldades
  • Monitore o desempenho, receios e percepções

Outros passos valiosos são: atentar-se à revisão do material escolar, ajudar a organizar e buscar informações necessárias para a resolução dos problemas e atuar sempre de forma positiva. Lembre-se que manter uma abordagem incentivadora  é essencial para estimulá-lo a enxergar que é capaz.É assim que a Pró-estudo atua nas tutorias de estudos on-line para crianças, adolescentes e jovens adultos de todo o Brasil. Nossa missão é apresentar caminhos para ensinar estudantes a serem autônomos, protagonistas e capazes de se desenvolver academicamente.

Deixe uma resposta