O que são soft skills e como desenvolvê-las?

O que são soft skills e como desenvolvê-las?

As “soft skills” são habilidades comportamentais cada vez mais exigidas hoje em nossa sociedade e no mercado de trabalho.

Inteligência emocional, resiliência, comunicação assertiva e trabalho em equipe são algumas dessas habilidades, que não nascem com o indivíduo, mas que podem ser desenvolvidas.

Por isso, ajudar o seu filho desde cedo é uma maneira de contribuir para uma formação completa no futuro.

Como ajudar o seu filho a desenvolver essas habilidades?

Para trabalhar as soft skills em seu filho, é preciso da sua participação e contribuição. Veja algumas dicas:

Atividades coletivas

Estimule a participação do seu filho em esportes e atividades em grupo. Além de serem benéficos para diversas habilidades, como a cooperação, é possível aprender a lidar com  emoções e frustrações.

Pensamento crítico

Muito importante para resolver dúvidas, problemas e conflitos, o pensamento crítico pode ser desenvolvido de diversas formas. De modo geral, estimule seu filho a observar e interpretar o mundo ao seu redor, além de incentivá-lo a descobrir mais e ouvir as demais pessoas.

Contato com a diversidade

Promova o contato do seu filho com a diversidade. É fundamental entender que as pessoas se diferem de inúmeras maneiras, como em costumes, crenças e tradições.

Feedback e diálogo

Use o feedback no relacionamento com seu filho. É importante que ele entenda o benefício de colocar uma opinião de forma construtiva e promover a comunicação para encontrar soluções em situações diversas.

Garanta bons exemplos

As habilidades sociais do seu filho se iniciam em casa, por isso além de incentivá-lo, é importante garantir bons exemplos por parte dos adultos.

Você já leu o artigo sobre “Como desenvolver a educação socioemocional?” Tem tudo a ver com Soft Skills! Clique para ler.

Deixe uma resposta