Lembre do que estudou

Lembre do que estudou

Como lembrar de tudo que você estudou?

Às vezes parece que a gente lê ou escuta alguma coisa e esquece no minuto seguinte, não é mesmo?

Isso é muito comum nos estudos, seja porque nos distraímos ou porque não usamos estratégias de aprendizagem.

Lembre que a aprendizagem é ativa – não passiva! O estudante deve se envolver de forma ativa na aquisição de conhecimento.

Para isso, é importante adotar algumas técnicas para que você ou seu filho possa reter melhor o que foi estudado em sala de aula.

Veja algumas dicas que separamos:

1 – Revise

Revisar é uma das melhores formas para absorver o conteúdo estudado. Reveja os pontos mais importantes com um resumo condensado do tema aprendido.

 2 – Entender ao invés de decorar

Alguns conteúdos como leis, datas, regras e fórmulas matemáticas são propícias para serem decoradas. Mas, sempre que possível, procure entender o que está estudando e não apenas decorar.

3 – Mapa mental

É uma técnica de estudos que ajuda a associar e criar conexões entre os conteúdos. Basta escrever o tema principal no centro e traçar ramos com subtemas que se conectam com outras linhas que recebem palavras-chave dos conteúdos. Abuse da criatividade para resumir a matéria com siglas e desenhos.

4 – Organize os estudos das matérias

Organização é tudo! Por isso, crie estratégias para dividir os estudos das matérias que precisarem ser estudadas, considerando a sua rotina. 

5 – Mantenha o foco

Escolha um ambiente propício para sua concentração e fique longe de todas as distrações que podem desviar seu foco. 

Extra – Conte com a Pró-estudo

Nosso trabalho tem como objetivo ajudar crianças, adolescentes e adultos a desenvolverem habilidades de estudo, auxiliando-os na organização e no desenvolvimento de comportamentos pró-estudo.

Na prática, os nossos psicólogos utilizam o material e as tarefas da instituição de ensino do estudante para ensinar a estudar, a revisar o material, a buscar as informações necessárias para a resolução dos problemas e dão dicas sobre como fazer isso de forma agradável e proveitosa.

Seja qual for a nota que você ou seu filho tem conquistado na escola, podemos ajudá-lo a evoluir. Fale com a gente!

Deixe uma resposta