Como parar de procrastinar nos estudos

Como parar de procrastinar nos estudos

Seu filho procrastina nos estudos?

Quem nunca deixou aquela tarefa chata ou mais difícil para ser realizada depois? Essa atitude é chamada de procrastinação.

Não são somente os adultos que enfrentam este tipo de desafio. Crianças e adolescentes com frequência apresentam comportamentos procrastinadores que precisam ser identificados e trabalhados.

Nesta faixa etária, alguns entraves podem surgir, como:

  • Percepção negativa em relação ao estudo
  • Dificuldade nas matérias
  • Falta de habilidades de estudo
  • Falta de rotina de estudos

Algum desses parece familiar na rotina de seu filho? Preparamos algumas dicas para você!

1. Espaço

Defina um local próprio em sua casa para os estudos. Assim, além de estar exposto a menos distrações, seu filho entenderá que esse momento é valorizado por toda a família.

2. Rotina

Defina uma rotina semanal equilibrada. Considere o tempo para estudos, alimentação, descanso e até para diversão. Compartilhe com o seu filho para que ele possa criar hábitos e seguir alinhado.

3. Plano de estudos

Organizar o que será estudado é fundamental para nortear o seu filho, construir conexões entre os conteúdos abordados e organizar os níveis de aprendizado. Quanto mais organizado o plano de estudos, mais claras estarão as metas a seguir.

4. Pequenas metas

Seguir metas curtas e possíveis favorece a motivação. Mesmo que uma tarefa seja mais complexa ou trabalhosa, é possível destrinchá-la em etapas menores, para que o problema seja encarado sob uma perspectiva mais positiva.

5. Recompensas

Depois de alcançar cada meta, temos um objetivo atingido e, nessa hora, vale premiar! Mas não se engane, recompensa não é necessariamente algo que precisa ser comprado – afinal, estamos falando de um compromisso que deve ser encarado como algo benéfico por si só. Elogios sinceros e bons momentos de lazer são ótimas pedidas.

6. Aprender a estudar

Esse é o objetivo da Pró-estudo. Tão importante quanto se dedicar e deixar a procrastinação de lado, é entender como utilizar o pensamento crítico e as ferramentas escolares. Durante o estudo, pode‐se instruir sobre como procurar uma resposta no material da escola, pedir para o seu filho contar o que entendeu, relacionar a alguma outra história etc.

Você conhece a Pró-estudo?

Somos um grupo de psicólogos que oferece tutoria de estudos e atendimentos psicológicos para crianças, adolescentes e adultos

Na prática, agimos com intervenções personalizadas, ajudamos estudantes na hora da realização das atividades passadas pela escola, seja lição de casa, trabalho ou preparação para prova. Identificamos e analisamos dificuldades específicas e aplicamos estratégias apropriadas.

Atendemos on-line em todo o Brasil. Fale com a gente!

Deixe uma resposta