O ano letivo durante a pandemia já era?

O ano letivo durante a pandemia já era?

Como você e seu filho têm encarado o ano letivo durante a pandemia?

Com a pandemia do novo coronavírus, diversas áreas foram afetadas, inclusive a da educação. Ainda que o momento seja incerto, as escolas têm se adaptado tanto ao ensino híbrido quanto ao on-line, e seguem estudando formas de retomar com segurança ao ensino presencial.

O ano letivo continua. De um jeito diferente, é verdade, mas firme e forte!

Continuar é importante, sobretudo porque estamos em um período de evolução valiosa para os estudantes, e a falta dos estudos pode fazer a diferença lá na frente. Pode até parecer que o momento não é convidativo, que o ano letivo já foi perdido, mas é exatamente o contrário. A adaptação é necessária para que o estudante continue evoluindo e seguindo os passos condizentes com a sua idade. Por isso, apoie e estimule o desenvolvimento de seu filho, ainda que surjam novas surpresas no cronograma escolar.

Separamos algumas dicas para você ajudá-lo a estudar em casa:

Determine horários

Em casa, o tempo para as atividades escolares pode se confundir com outros momentos. Converse com seu filho e crie um cronograma com equilíbrio, inclusive com horários para lazer.

Reserve um local adequado

Destinar um espaço adequado para assistir aula em casa é importante para que a atividade seja focada e produtiva.

Converse sobre os estudos

Conversar sobre o conteúdo estudado contribui para a fixação dos conteúdos, além de ser uma boa oportunidade para tirar dúvidas.

Participe das atividades

Para crianças e adolescentes, a autonomia nos estudos é importante, porém a participação dos pais pode ser muito benéfica. Lembre-se sempre de indicar o caminho e evite  dar respostas prontas.

Confira como a Pró-estudo pode contribuir

Nosso trabalho tem como objetivo ajudar crianças, adolescentes e adultos a desenvolverem habilidades de estudo, auxiliando-os na organização e no desenvolvimento de comportamentos pró-estudo.

Na prática, seja com visitas presenciais ou on-line por videoconferências, os nossos psicólogos utilizam o material e as tarefas da instituição de ensino do estudante para ensinar a estudar, a revisar o material, a buscar as informações necessárias para a resolução dos problemas e dão dicas sobre como fazer isso de forma agradável e proveitosa.

Seja qual for a nota que seu filho tem conquistado na escola, podemos ajudá-lo a evoluir. Fale com a gente!

Deixe uma resposta